Entrevista à professora Luísa Oliveira

Durante a nossa visita de estudo ao Media Lab, em Lisboa, entrevistámos a professora Luísa Oliveira, de 47 anos, que nos dá aulas na Escola D. João II.

prof

Começámos por querer saber quando e porquê decidiu ser professora, onde falou do respeito que tinha por essa profissão, mas também do respeito que ser professora representava. Atribuiu o verdadeiro motivo à sua avô, que lhe ofereceu um quadro de giz durante a sua infância e que a deixou a imaginar como seria ser professora.

Dá aulas há mais de 20 anos e a matéria que leciona é o Português. Dentro dessa área o tema que mais gosta é mesmo Literatura Portuguesa. Sobre a questão “como se sente perante os seus alunos”, a professora respondeu “Não me sinto intimidada, analiso-os. Os anos deram-me experiência de os saber analisar e interpretar”. A professora também disse que os alunos mudaram imenso desde começou a dar aulas. As turmas de que menos gosta são aquelas que não tem interesse em aprender.

Sobre a mudança do ensino, a docente respondeu que o ensino tem mudado muito ao longo do tempo, principalmente a maneira como a professora ensina e como os alunos aprendem e que as novas tecnologias vieram ajudar a esta mudança.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *