Luísa Todi, a cantora lírica de Setúbal

Luísa Todi, como todos sabemos, foi uma pessoa importante que contribuiu para a história e cultura de Setúbal, graças à sua longa carreira de Cantora Lírica.

Luísa TodiNascida a 9 de Janeiro de 1753, em Setúbal, filha de Manuel José de Aguiar e de Ana Joaquina de Almeida. Mais tarde, casada com o violinista napolitano, Francesco Saverio Todi. Luísa começou a sua carreira pelo teatro musical, aos catorze anos, no Teatro do Conde de Soure, e estreou-se em 1771 na corte portuguesa daquela que viria a ser D.Maria I e cantou no Porto entre 1772 e 1777. Brilhou em Paris, Londres, Alemanha, Áustria e Rússia, sendo considerada em 1780 uma das melhores vozes de sempre. Diversas cidades alemãs a aplaudiram como Mongúncia,  Hanôver e Bona, onde Beethoven a terá ouvido. Regressou a Portugal em 1801, onde enviuvou a 1803. Terá vivido em Lisboa até ao final da sua vida, em 1811 , supostamente já cega e com dificuldades financeiras.

glorieta-luisa-todi forum-luisa-todi-novoEm Setúbal foi homenageada de várias maneiras Emprestou o seu nome à principal artéria da cidade (Avenida Luísa Todi) junto à qual também se encontra o Fórum Municipal Luísa Todi, remodelado recentemente. Para além disso, também foi construído um monumento com a sua efígie e várias instituições, como uma escola municipal e uma academia musical.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *